NACIONAL 2015



A equipe Baja UFMG, da Universidade Federal de Minas Gerais, se sagrou bicampeã da 21ª Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS, encerrada neste domingo, 8 de março, no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo, em Piracicaba-SP. A segunda colocada foi a equipe Mangue Baja 1, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), instituição representada, também, pela equipe Mangue Baja 2, que ficou em terceiro lugar. A quarta equipe no pódio foi a FEI Baja 1, do Centro Universitário da FEI, de São Bernardo do Campo, seguida pela equipe Velociraptor, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). 



Além de campeã, a equipe mineira foi considerada a melhor em três provas: Apresentação de Projeto, “Suspension&Traction” e o Enduro de Resistência, que reuniu 61 veículos num circuito de 2 km, em quatro horas de prova. 

Com o resultado em Piracicaba, as três instituições de ensino - UFMG, UFPE e FEI - poderão representar o Brasil na competição Baja SAE Maryland, que será realizada entre os dias 7 e 10 de maio, na cidade de Baltimore, Maryland, nos Estados Unidos. 

A competição teve início na quinta-feira, dia 5, quando compareceram 67 equipes, de um total de 76 inscritas, que representaram 62 instituições de ensino superior de 14 Estados, além do Distrito Federal e uma equipe dos Estados Unidos. 


Na 21ª edição, a competição novamente registrou inovações tecnológicas, desenvolvidas pelas equipes para tornar os veículos mais competitivos. Além de robustez, os Baja SAE apresentaram desta vez mais painéis eletrônicos, novos sistemas de telemetria para gerenciamento das condições do veículo na pista e evolução geral no desenho da suspensão de quase todos os projetos. 

O espírito colaborativo também prevaleceu na competição. O grande exemplo foi a ajuda que diversas equipes brasileiras ofereceram aos integrantes da RIOT Racing, do Rochester Institute of Technology. A equipe norte-americana não conseguiu a liberação do veículo na alfândega e, para não ficar de fora da competição, construiu um novo veículo, a partir do zero, usando partes de vários protótipos oferecidos por estudantes de diversas equipes brasileiras. 

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