Equipe
A equipe BAJA UEA
Nasceu em 2011, porém somente em 2012 conseguiu o apoio da Coordenação de Engenharia Mecânica e em 2013, com o financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (FAPEAM), foi possível construir a oficina localizada na Escola Superior de Tecnologia (EST), em frente ao Centro de Convivência (CDC).
Inauguração da Oficina BAJA UEA em 2013
Com a estrutura pronta, a BAJA UEA iniciou de fato os projetos e no início de 2015 conseguiu embarcar para Piracicaba, para a primeira competição da história da Equipe, porém sem o protótipo do carro, porque devido a demora de peças importantes que estavam vindo do exterior, o protótipo não ficou pronto a tempo.
Renovação da Equipe BAJA UEA em 2015
Após a equipe participar da primeira competição em 2015, com a troca de Capitão e renovação de membros, a equipe foi caminhando aos poucos para o projeto 2016 e ainda que com pouco patrocínio, mas grande apoio da Instituição (UEA), a BAJA UEA embarcou novamente para a competição BAJA SAE, mas desta vez em São José dos Campos. Apesar de vários problemas técnicos com o protótipo, a equipe trouxe para casa o Prêmio de Melhor Equipe da Região norte, desbancando 2 equipes do estado do Pará.
Equipe 2016/1 (faltando o Raphael)
A equipe é formada por 23 alunos das áreas de engenharia mecânica, elétrica, controle e automação e produção, coordenada pelo Prof. Dr. Eduardo Barreda, e vários professores auxiliares.
- Professor Coordenador:
- Capitão:
Gustavo Henrique Azevedo Barbosa
- Gerente de Projetos:
Emanuel Francisco de Nogueira Queiroz
ÁREAS DO PROJETO
- Direção e Suspensão: Área responsável por desenvolver o sistema que transfere o movimento do volante para a caixa de direção e, desta forma, para as rodas, de modo a permitir a melhor manobrabilidade possível do veículo. É também responsável pela interface entre a pista irregular e a carroceria, desenvolvendo um sistema de amortecimento seguro para o piloto e eficiente para vencer os piores obstáculos em pista. O sistema de suspensão do veículo BAJA possui influência direta sobre o seu desempenho dinâmico e conforto do usuário.
Componentes:
André Joaquim Machado Torres
Gustavo Henrique Azevedo Barbosa
Gustavo Henrique Azevedo Barbosa
Matheus Ribeiro Cervo
Vitoria Viana
Wiguison Santos
Felipe Abraão
Vitoria Viana
Wiguison Santos
Felipe Abraão
- Transmissão: Área responsável por definir e projetar o melhor tipo de transmissão para o protótipo, composta basicamente por CVT (Transmissão Continuamente Variável), caixa de redução ou corrente. Tudo isso deve funcionar em conjunto com o Motor Briggs & Stratton, um tipo de motor estacionário de 10HP, com 305cc, 18,6 N.m de Torque a 2600 rpm, girando a até 4200rpm, padronizado pela competição . Não é permitido fazer nenhum tipo de modificação que ocasione aumento de potência, então é preciso projetar um sistema capaz de ocasionar ganho de potência.
Componentes:
Adriano Mello
Gabriel Caron
Guilherme Sagava Piqueira
José Henrique da Costa Queiroz Gonzalez
Lucas Souza de Oliveira
Victor Lima
Gabriel Caron
Guilherme Sagava Piqueira
José Henrique da Costa Queiroz Gonzalez
Lucas Souza de Oliveira
Victor Lima
- Freio: Área responsável por desenvolver um sistema de freio hidráulico, acionado por um pedal para travar instantaneamente as quatro rodas. Deve possuir dois circruitos independentes para que, em caso de falha do sistema, a força de frenagem seja mantida em pelo menos duas rodas. O sistema de freio visa bom custo-benefício e segurança, visto que o ambiente de atuação do carro é hostil.
Componentes:
Tarcízio Yanke Oliveira Nóbrega
Elson Souto
Tarcízio Yanke Oliveira Nóbrega
Elson Souto
- Chasi e Design: Área responsável pela interação produto-usuário, como o estudo de ergonomia e desenvolvimento da parte estética do veículo. Desta forma, estudando os materiais a serem utilizados, acabamentos, funcionalidade, usinabilidade, desenvolvimento de carenagem e banco ergonomicamente confortável para o piloto, também tem a responsabilidade de dimensionar a gaiola de um veículo tubular, com quatro rodas, monoposto capaz de transportar pessoas de até 1,90m de altura, pesando 113kg. Este deve atender às diretrizes do regulamento da competição, proporcionar segurança ao piloto e ser capaz de receber todos os subsistemas do veículo.
Componente:
Bruno Ramos Flores Leão
Emanuel Francisco Nogueira de Queiroz
Gabriele Santos
Gilda Andrade
Lucas Rocha
Paulo Ibernon
Bruno Ramos Flores Leão
Emanuel Francisco Nogueira de Queiroz
Gabriele Santos
Gilda Andrade
Lucas Rocha
Paulo Ibernon
- Elétrica e Programação: Também conhecida com Telemetria é a área responsável pelo sistema elétrico do veículo, como luz de freio, kill switch e outros, assim como o desenvolvimento do sistema de telemetria para transmissão de dados do carro em tempo real.
Componentes:
Alex Torres Carvalho
André Wagner Lima Osório Filho
Vinicius Coelho
Marcus Melo
Iêsa Lobato
Raphael Vasconcelos Nunes de Mello
Alex Torres Carvalho
André Wagner Lima Osório Filho
Vinicius Coelho
Marcus Melo
Iêsa Lobato
Raphael Vasconcelos Nunes de Mello
- Gestão: Área responsável pela parte burocrática do projeto, responsável pelo Marketing, Recursos Humanos, Gerenciamento de recursos financeiros e patrocinadores. Também é responsável pela pesquisa de mercado e custos de uma empresa fictícia do BAJA, com a produção de 4000 veículos da modalidade por ano (requisito da competição).
Componentes:
Antonio Almeida
Gabriela Jordana Medeiros de Aquino
Hilnner Farias
Italo Souza
Maykon Henrique Ferreira da Silva
Lorena Valente Rodrigues
Paulo Nazareno
Pôlyana da Silva Santana
Thays Nakano
Antonio Almeida
Gabriela Jordana Medeiros de Aquino
Hilnner Farias
Italo Souza
Maykon Henrique Ferreira da Silva
Lorena Valente Rodrigues
Paulo Nazareno
Pôlyana da Silva Santana
Thays Nakano