Equipe

A equipe BAJA UEA


Nasceu em 2011, porém somente em 2012 conseguiu o apoio da Coordenação de Engenharia Mecânica e em 2013, com o financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (FAPEAM), foi possível construir a oficina localizada na Escola Superior de Tecnologia (EST), em frente ao Centro de Convivência (CDC). 

Inauguração da Oficina BAJA UEA em 2013


Com a estrutura pronta, a BAJA UEA iniciou de fato os projetos e no início de 2015 conseguiu embarcar para Piracicaba, para a primeira competição da história da Equipe, porém sem o protótipo do carro, porque devido a demora de peças importantes que estavam vindo do exterior, o protótipo não ficou pronto a tempo.

Renovação da Equipe BAJA UEA em 2015



Após a equipe participar da primeira competição em 2015, com a troca de Capitão e renovação de membros, a equipe foi caminhando aos poucos para o projeto 2016 e ainda que com pouco patrocínio, mas grande apoio da Instituição (UEA), a BAJA UEA embarcou novamente para a competição BAJA SAE, mas desta vez em São José dos Campos. Apesar de vários problemas técnicos com o protótipo, a equipe trouxe para casa o Prêmio de Melhor Equipe da Região norte, desbancando 2 equipes do estado do Pará.

Equipe 2016/1 (faltando o Raphael)


A equipe é formada por 23 alunos das áreas de engenharia mecânica, elétrica, controle e automação e produção, coordenada pelo Prof. Dr. Eduardo Barreda, e vários professores auxiliares.


  • Professor Coordenador:
                             Prof. Dr. Eduardo Rafael Barreda Del Campo

  • Capitão:
                             Gustavo Henrique Azevedo Barbosa



  • Gerente de Projetos:
                              Emanuel Francisco de Nogueira Queiroz



ÁREAS DO PROJETO

  • Direção e Suspensão: Área responsável por desenvolver o sistema que transfere o movimento do volante para a caixa de direção e, desta forma, para as rodas, de modo a permitir a melhor manobrabilidade possível do veículo. É também responsável pela interface entre a pista irregular e a carroceria, desenvolvendo um sistema de amortecimento seguro para o piloto e eficiente para vencer os piores obstáculos em pista. O sistema de suspensão do veículo BAJA possui influência direta sobre o seu desempenho dinâmico e conforto do usuário.
                              Componentes:
                              André Joaquim Machado Torres
                              Gustavo Henrique Azevedo Barbosa
                              Matheus Ribeiro Cervo 
                              Vitoria Viana
                              Wiguison Santos
                              Felipe Abraão
  • Transmissão: Área responsável por definir e projetar o melhor tipo de transmissão para o protótipo, composta basicamente por CVT (Transmissão Continuamente Variável), caixa de redução ou corrente. Tudo isso deve funcionar em conjunto com o Motor Briggs & Stratton, um tipo de motor estacionário de 10HP, com 305cc, 18,6 N.m de Torque a 2600 rpm, girando a até 4200rpm, padronizado pela competição . Não é permitido fazer nenhum tipo de modificação que ocasione aumento de potência, então é preciso projetar um sistema capaz de ocasionar ganho de potência.
                              Componentes:
                              Adriano Mello
                              Gabriel Caron
                              Guilherme Sagava Piqueira
                              José Henrique da Costa Queiroz Gonzalez
                              Lucas Souza de Oliveira
                              Victor Lima

  • Freio: Área responsável por desenvolver um sistema de freio hidráulico, acionado por um pedal para travar instantaneamente as quatro rodas. Deve possuir dois circruitos independentes para que, em caso de falha do sistema, a força de frenagem seja mantida em pelo menos duas rodas. O sistema de freio visa bom custo-benefício e segurança, visto que o ambiente de atuação do carro é hostil.
                              Componentes: 
                              Tarcízio Yanke Oliveira Nóbrega
                              Elson Souto

  • Chasi e Design: Área responsável pela interação produto-usuário, como o estudo de ergonomia e desenvolvimento da parte estética do veículo. Desta forma, estudando os materiais a serem utilizados, acabamentos, funcionalidade, usinabilidade, desenvolvimento de carenagem e banco ergonomicamente confortável para o piloto, também tem a responsabilidade de dimensionar a gaiola de um veículo tubular, com quatro rodas, monoposto capaz de transportar pessoas de até 1,90m de altura, pesando 113kg. Este deve atender às diretrizes do regulamento da competição, proporcionar segurança ao piloto e ser capaz de receber todos os subsistemas do veículo.
                              Componente:
                               Bruno Ramos Flores Leão
                               Emanuel Francisco Nogueira de Queiroz
                               Gabriele Santos
                               Gilda Andrade
                               Lucas Rocha
                               Paulo Ibernon

  • Elétrica e Programação: Também conhecida com Telemetria é a área responsável pelo sistema elétrico do veículo, como luz de freio, kill switch e outros, assim como o desenvolvimento do sistema de telemetria para transmissão de dados do carro em tempo real.
                              Componentes:                              
                              Alex Torres Carvalho
                              André Wagner Lima Osório Filho
                              Vinicius Coelho
                              Marcus Melo
                              Iêsa Lobato
                              Raphael Vasconcelos Nunes de Mello

  • Gestão: Área responsável pela parte burocrática do projeto, responsável pelo Marketing, Recursos Humanos, Gerenciamento de recursos financeiros e patrocinadores. Também é responsável pela pesquisa de mercado e custos de uma empresa fictícia do BAJA, com a produção de 4000 veículos da modalidade por ano  (requisito da competição).
                              Componentes:
                              Antonio Almeida                    
                              Gabriela Jordana Medeiros de Aquino
                              Hilnner Farias
                              Italo Souza 
                              Maykon Henrique Ferreira da Silva
                              Lorena Valente Rodrigues
                              Paulo Nazareno
                              Pôlyana da Silva Santana 
                              Thays Nakano























Postagens mais visitadas